O que é o PIX?
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. Um meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) para transferir valores entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, podendo ser realizado por conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Quais modificações ocorreriam?
O objetivo do ato normativo era atualizar a fiscalização da Receita Federal. Ou seja, as empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais e operadoras de cartão de crédito também deveriam informar as transações financeiras realizadas acima de R$ 5.000,00 para pessoas fisicas e R$ 15.000,00 para pessoas jurídicas.
Informações importantes:
- O pix NÃO seria taxado e o sigilo bancário NÃO seria violado.
- Uma das funções da Receita Federal é fiscalizar as transações bancárias suspeitas para evitar CRIMES.
- O objetivo da mudança seria identificar pessoas que utilizam desses meios para ocultar dinheiro ilícito, fruto de atividades criminosas, como: lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, etc.
Por que o governo recuou?
O governo retrocedeu com o objetivo de minimizar as consequências da disseminação de informações falsas que causou alvoroço e pânico entre as pessoas que não se informaram corretamente sobre o assunto, além disso golpistas se aproveitaram da situação para aplicar golpes nessas pessoas.
Fique atento(a) às informações recebidas e transmitidas nas redes sociais.
Informe-se em canais seguros, leia, pesquise, estude.
Não compartilhe informações antes de ter certeza que são verdadeiras.